A Passagem de Ônibus
Tenham prazer em honrar uns aos outros. Romanos 12:10 (A Bíblia Viva)
Era o dia que Eduardo e Raimundo estavam aguardando – o dia em que seria concedido o prêmio do clube dos escritores. Eduardo e Raimundo eram excelentes alunos do colegial. Um deles com certeza receberia o troféu. Às quatro horas da tarde, os jurados iam somar os pontos e anunciar o vencedor.
A maioria esperava que Eduardo vencesse. Os pais dele eram ricos e lhe haviam dado livros, aulas de música e viagens. O pai de Raimundo era um operário comum; Raimundo não tivera as vantagens de Eduardo.
– Você vai ganhar o troféu, Eduardo! – anunciaram os colegas quando o cumprimentaram antes da aula. – Você teve 108 pontos, e Raimundo só tem 105.
Eduardo voltou-se para seu amigo Raimundo.
– Achei que você tivesse mais pontos do que eu. O que aconteceu?
– Acho que foi minha falta de sorte – suspirou ele. – Deixei em casa um trabalho que valia 10 pontos.
– Mas você ainda pode entregá-lo depois da aula – disse Eduardo. – Por que não toma o ônibus ao meio-dia para trazer seu trabalho que está faltando? Vai dar tempo de sobra.
Raimundo balançou a cabeça. O sinal para o início da aula tocou e não havia mais tempo para conversar. Eduardo preocupou-se a manhã inteira com a má sorte de seu amigo. Na hora do recreio foi falar com ele:
– Vamos lá, rapaz! Por que você não vai buscar o trabalho? Não é tarde demais. Você merece ganhar!
– Não tenho dinheiro para pagar o ônibus – admitiu Raimundo. – Não há o que fazer. Foi culpa minha ter esquecido o trabalho. Deixe para lá.
– Não. Não vou deixar para lá – respondeu Eduardo, abrindo a carteira e tirando um passe de ônibus. – Aqui. Use meu passe. Vá até sua casa e pegue o trabalho.
– Você quer mesmo que eu faça isso? – Raimundo olhou firme para seu amigo.
– Tenho certeza. Agora vá!
Naquela tarde, o secretário do clube leu a relação dos pontos. Eduardo continuava com os 108; Raimundo tinha alcançado 115.
– O troféu vai para Raimundo! – anunciou ele. E todos aplaudiram, sendo que Eduardo aplaudiu com mais entusiasmo ainda.
Fazendo Amigos
Um amigo de verdade está disposto a abrir mão de oportunidades e honras, desejando o sucesso de seu amigo, mesmo que isso signifique desvantagem para si próprio.